Superpopulação, abandono e castração - Você pode ajudar a mudar essa realidade!

CASTRAÇÃO E SUPERPOPULAÇÃO.
 
 

A cada ano, milhares de filhotes nascem em todo o mundo. Destes, boa parte provém de ninhadas indesejadas ou não planejadas, que muitas vezes são descartadas pelos proprietários logo após o nascimento. Ou, na melhor das hipóteses, abandonadas em qualquer lugar assim que são desmamadas.
 

 
Eles sofrerão todo tipo de torturas, passarão fome e sede, ficarão ao relento e acabarão morrendo de forma trágica.
 
 

 
Se você tem um cão ou gato e não o castra, e ainda o deixa sair por aí procriando, está agindo de forma irracional e irresponsável.

Alguns donos de cães e gatos parecem pensar que, por possuir um macho, não precisam se preocupar com isso, por que afinal o problema é dos donos das fêmeas que engravidam. Ora, isso não passa de uma grande irresponsabilidade.

Veja os danos que você pode estar causando:

* Centenas de animais são abandonados nas ruas todos os dias; destes, muitos são filhotes, alguns recém nascidos. Isso poderia ser facilmente evitado com a castração;

* Estes filhotes que vão para as ruas na maioria das vezes morrem, vítimas da fome, do frio e da crueldade de pessoas que odeiam animais;

* Os filhotes que escapam de morrer nas ruas são muitas vezes levados para os centros de controle de zoonoses, onde são mortos em pouquíssimo tempo, muitas vezes de maneira cruel, como asfixiados com gás ou simplesmente de fome;

* Uma única gata, dando cria 2 vezes por ano, gerará cerca de 10 gatinhos a mais nas ruas;

* Um gato macho pode copular, na mesma noite, com várias fêmeas, e continuar copulando com outras nas noites seguintes, gerando um número incontável de filhotes, muitos dos quais terminarão sendo jogados nas ruas como se fossem lixo.

Portanto, se você gosta realmente dos animais e não tem condições de manter os filhotes, castre-os. A realidade é que não há lares para todos os animais abandonados. A castração é um ato de amor à vida.

Fonte:
 
 
PS: Apesar do artigo se referir especificamente a gatos, o mesmo acontece com os cães!